domingo, 10 de fevereiro de 2008

...

Noite que te interpões de permeio
entre a queda do poente
e o despontar da alvorada
Noite em que me perco e me enleio
numa teia entorpecente
tecida pela madrugada


Noite de náufragos à deriva
de tempestade escondida
nos gelos da solidão
Noite a do silêncio que abriga
uma angústia ressequida
nas cinzas duma canção


Noite companheira da incerteza
catapulta de ilusões
manto de sonho e de cio
Noite a fogueira sempre acesa
alimentando os vulcões
dos corpos em desvario
Noite onde germinam conversas
onde as palavras se perdem
em sílabas murmuradas
Noite o centro de mil promessas
que se compram que se vendem
e outras tantas adiadas

Noite tempo lento dum percurso
que vai do meu corpo ao teu
em dádivas de ternura
Noite o derradeiro recurso
de alguém que tal como eu
vive da noite a aventura

Noite com ela vens de mansinho
à alcova dos meus segredos
que vou partilhar contigo

Trazes da noite todo o carinho
que desliza entre os meus dedos
e adormeces comigo...

sábado, 9 de fevereiro de 2008

... Com sentido em mim...



A luz desmaia num fulgor d’aurora,
Diz-nos adeus religiosamente…
E eu, que não creio em nada, sou mais crente
Do que em menina, um dia, o fui… outrora…

Não sei o que em mim ri, o que em mim chora
Tenho bênçãos d’amor pra toda a gente!
Como eu sou pequenina e tão dolente
No amargo infinito desta hora!

Horas tristes que são o meu rosário…
Ó minha cruz de tão pesado lenho!
Meu áspero e intérmino Calvário!

E a esta hora tudo em mim revive:
Saudades de saudades do que não tenho…
Sonhos que são os sonhos dos que eu tive…

*
Beijo meu... fiquem bem tod@s!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

...

Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer. Como esta pedra cinzenta, em que me sento e descanso, como este ribeiro manso em serenos sobressaltos, como estes pinheiros altos, que em verde e oiro se agitam, como estas aves que gritam, em bebedeiras de azul. Eles não sabem que o sonho é vinho, é espuma, é fermento, bichinho álacre e sedento de focinho ponte agudo que fossa através de tudo num perpétuo movimento.
Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel, base, fuste, ou capitel, arco em ogiva, vitral, pináculo de catedral, contraponto, sinfonia, máscara grega, magia, que é retorta de alquimista, mapa do mundo distante, rosa-dos-ventos, Infante, caravela quinhentista, que é cabo da Boa Esperança, ouro, canela, marfim, florete de espadachim, bastidor, passo de dança, Columbina e Arlequim, passarola voadora, pára-raios, locomotiva, barco de proa festiva, alto forno, gerador, cisão do átomo, radar, ultra som, televisão, desembarque em foguetão, na superfície lunar.
Eles não sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida e que sempre que um homem
sonha o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança.
(António Gedeão)

Quem não gosta de recordar as sábias palavras de António Gedeão?! sem dúvida que a vontade de tornar os sonhos reais sempre foi e será a força motriz da mudança, da evolução. Pena é que esta força se tenha esmorecido, dando lugar ao medo da Vida, que nos transforma em meras marionetas que se movimentam mecanicamente ao som das vontades alheias, dos conceitos pré-estabelecidos.
Deixámos de ser comandantes do barco da nossa existência, temos receio de viver o que sentimos, achamos mais fácil não ter de fazer escolhas que nos obrigam sempre a deixar alguma coisa para trás...

Em tempo de recordar… será este o meu percurso no caminho restante?

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

...hoje...

Se tu soubesses
Como em cada flor filtro o teu olhar
Se tu soubesses
Como em cada onda
Vejo o teu semblante a abraçar-me
Se tu soubesses
Como em cada estrela vejo um beijo teu
Se tu soubesses
Como em cada luar te sinto em mim
Se tu soubesses
Como em cada amanhecer
Vejo a esperança dos nossos olhares se encontrarem
Se tu soubesses
Que em cada dia passado
A minha vida sem ti... é um labirinto sem saída

Ah... Se tu soubesses...

domingo, 3 de fevereiro de 2008

...


Uma nota solta
De não sei que música
Vagueia flor em flor
Como abelha de som.

Não lhe sei a cor,
Não lhe sei o tom,
Deve ser esquiva e nívea
E faltar com certeza

Ao compositor e poeta
Que sonhou a perfeição
E a beleza
Sem mácula, que lhe adoece
De a buscar o coração

Ah, se ela quisesse
Aninhar-se na minha alma!...

...

Uma amiga me enviou email, com este texto, acho fantástico e vou partilhar contigo!

Às vezes, fico me perguntando por que é tão difícil ser transparente?


Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros.
Mas ser transparente é muito mais do que isso.

É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente...
Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que nos empenhamos tanto para levantar...

Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde!
Mas infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco.
Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana.

Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser...
Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas à simplesmente nos entregar e admitir que não sabemos, que temos medo!

Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distância cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de protecção...

E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos.

Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não contaminado.

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar, doçura, compaixão... a compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos... daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos!

Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: "você está me machucando... pode parar, por favor?".

Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro.
Quando, na verdade, se agíssemos com o coração, poderíamos evitar tanta dor, tanta dor...
Sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura!

Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível.

Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto, que consigamos docemente viver, sentir, amar...

E que você seja não só razão, mas também coração, não só um escudo, mas também sentimento.
Seja transparente, apesar de todo o risco que isso possa significar.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

...

...A flor da amizade não precisa ser cultivada pois a sinceridade lhe dá vida!

Mimos virtuais gravados na alma! tanta ternura... Um sorriso em mim em forma de lágrima de cristal que me absorve de paz cada vez que vos leio minhas AMIGAS. Obrigada!

Que fantástica és...blue:
http://babyvelvet.blogspot.com/

Lindo ser o teu... mimo: http://mimo-te.blogspot.com/

Alma e Coração em união... sem ser virtual! ;) http://omshanti1.blogspot.com/
*
...Ver a vida, as pessoas, as formas... é um detalhe. Mas viver de bem com a vida, amando as pessoas de todas as formas, é um detalhe que faz toda diferença!

Por tal... assim são por hoje as nomeações:



http://babyvelvet.blogspot.com/ (Veludinho de sensações enlaçadas na realidade...)

http://mimo-te.blogspot.com/ (Eterna apaixonada pelo caminho da felicidade... )

http://velharias-traquitanas2.blogspot.com/ (Inovadora e lúcida no infinito da beleza das imagens, Queen of colors...)

http://fotoaoacasoalpiarca.blogspot.com/ (Sem palavras...basta contemplar a maravilha do momento )

http://voandoai.blogspot.com/ (Voar Poético do mundo ir(real)... O movimento tem que se dar, nada está parado...)

http://haflordapele.blogspot.com/ (Sensualidade em forma de poesia...Perfeita!)

http://profeciaeterna.blogspot.com/ (O principal desejo do poeta é a eternidade? Tu serás... sempre eterno!)