domingo, 22 de junho de 2008

Amar em Silêncio...

Albert nunca recuperou a ausência física de Marta. Mas guardou os silêncios e reconstruiu-os. Em cada silêncio da sua vida, falava com ela – como fazia dantes, deitado ao seu lado, falando em silêncio, numa nudez absoluta, sem segredos nem medos. Porque nada é mais íntimo e mais indestrutível do que o silêncio partilhado. O silêncio fica porque nunca mente, porque é tão íntimo que não pode ser representado, é tão envolvente que não pode ser rasgado.
Conheço bem Albert e Marta sei o quanto se amam em silêncio e à distância e não sei dizer como acabará a sua história. Ele destrói-se, ela defende-se. Cada um deles faz por desejar ou fingir desejar a salvação própria, mas, acima de tudo, teme a salvação do outro. O silêncio é o que lhes resta, o que os une, uma finíssima película de tempo suspenso, para além da qual não há nada mais do que a escuridão dos abismos. E, por isso, nenhum deles ousa qualquer palavra, qualquer gesto, qualquer coisa que possa romper esse ténue fio que os prende à eternidade.


















É uma história triste e sem fim feliz à vista. Conto-a, porque me parece que ela encerra uma lição útil: ...nunca devemos amar em silêncio, nada é mais perigoso do que dividir com outrem os pensamentos vividos em silêncio.

2 comentários:

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Cara amiga, belo texto...Espectacular....
Beijo

BlueVelvet disse...

Conhecia este texto porque tenho o livro.
Mas tens toda a razão: não partilhar os nossos pensamentos com quem amamos, não dá bom resultado.
Beijinhos amiga