domingo, 2 de novembro de 2008

Sei que na minha caminhada existe um destino
e uma direcção, por isso devo medir os meus passos, prestar atenção no que faço e no que fazem os que por mim também passam ou pelos quais passo eu...

Que eu não me iluda com o ânimo e o vigor dos primeiros trechos, porque chegará o dia em que os pés não terão tanta força
e se ferirão no caminho e se cansarão mais cedo...


Todavia, quando o cansaço houver, que eu não desespere e acredite que ainda terei forças para continuar,principalmente quando houver quem me auxilie...

É oportuno que, nos meus sorrisos, eu me lembre de que existem os que choram, que, assim, para que o meu riso não ofenda a mágoa dos que sofrem:

Por outro lado, quando chegar a minha vez de chorar, que eu não me deixe dominar pela desesperança, mas que entenda o sentido do sofrimento,
que me nivela, que me iguala, que torna todos os homens iguais...


Quando eu tiver tudo, farnel e coragem, água no cantil, e ânimo no coração, botas nos pés e chapéu na cabeça, não temendo o vento e o frio, a chuva e o tempo, que eu não me considere melhor do que aqueles que ficaram atrás, porque pode vir o dia em que nada terei para minha jornada e aqueles, que ultrapassei na caminhada, me alcançarão e também poderão fazer como eu fiz e nada fazer por mim.

Quando o dia brilhar, que eu tenha vontade de ver a noite em que a caminhada será mais fácil e mais amena.

Quando for noite, porém ,e a escuridão tornar mais difícil a chegada,que saiba esperar o dia como aurora, o calor como bênção...

Que perceba que a caminhada sozinho pode ser mais rápida, mas muito mais vazia...

Quando eu tiver sede,que encontre a fonte no caminho,quando eu me perder, que ache a indicação, a seta, a direcção...
Que eu não siga os que desviam, mas que ninguém se desvie seguindo os meus passos...

Que a pressa em chegar não me afaste da alegria de ver as flores simples que estão à beira da estrada, Que eu não pertube a caminhada de ninguém, Que eu entenda que seguir faz bem, mas que, às vezes,é preciso ter-se a bravura de voltar atrás e recomeçar e tomar outra direcção...

Que eu não caminhe sem rumo, que não me perca nas encruzilhadas, mas que não tema os que assaltam, os que enganam, mas que vá onde devo ir e, se sair no meio do caminho,que fique a lembrança de minha queda para impedir que outros caiam no mesmo abismo...

Que chegue, sim, mas, ainda mais importante….

Que eu faça chegar quem me perguntar,quem me pedir conselho…

e acima de tudo, quem me seguir, confiando em mim!

1 comentário:

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Xana, gostei do teu belo post...Espectacular...
Beijos