sábado, 8 de março de 2008

...

Amigas, não vou fazer nada de especial no dia 8 de Março, o chamado...
Dia Internacional da Mulher. As mulheres são mulheres todos os dias.

As mulheres não precisam de um dia específico para lhes lembrar que o são.
Elas não escolhem o dia 8 de Março para lutar pelos direitos que lhes pertencem, elas travam a luta durante todos os dias e em todas as áreas. Toda a gente sabe que esse esforço tem de ser maior principalmente na área da profissão, onde ainda se nota desigualdade de direitos. Esses direitos são das mulheres por legitimidade e a luta pela sua conquista tem de ser ininterrupta, não acredito que este dia vá modificar com relevância alguma coisa.
Pensando bem, se não houvesse desigualdade porque existiria este dia? haveria lógica em lembra-lo?
Sim, sei porque escolheram esta data para comemorar o dia da mulher. Respeito essa luta de há 150 anos. Mas isso não me faz mudar de ideia. A vida é uma luta constante, seja pelos direitos da mulher, seja por outros direitos que qualquer pessoa, seja mulher ou homem, veria concretizados, caso não houvesse inércia, desprezo, ganância e um fingir de que se irá resolver tudo assim que as situações o permitirem.
Também acho sempre ridículo no dia da mulher as usuais reportagens para os jornais da noite em que mulheres se preparam efusivamente para a apresentação do culminar da noite, o esperado strip masculino. Se apreciam a sensualidade da arte do despir masculino não precisam esperar pelo dia 8 de Março, é que assim, já bebidas e histéricas acabam por não conseguir apreciar nada. E depois, já pensaram que essa arte pode ser testemunhada e até sem pagar nada em qualquer dia do ano?
Irei à janela como o faço todas as noites antes de me deitar e olharei as estrelas serenamente na expectativa do dia de amanhã, tenho consciência daquilo a que chamam a nossa fragilidade mas nunca me acharei fraca, a essa fragilidade dar-lhe-ei o sinónimo de sensibilidade. Não preciso medir forças. A minha força alentará sempre a exigência daquilo que sei que me deverá caber por direito. Principalmente respeito, amor, carinho tal como também qualquer pessoa precisa independentemente do sexo. Assim sim, seríamos iguais. Gosto muito de ser mulher.
Mas o meu dia não é dia 8 de Março, são todos os dias do tempo em que estarei por «cá».
*
Amigas! Abraço de ternura neste dia de homenagem á beleza... nós!!!

5 comentários:

Sérgio Figueiredo disse...

Xana, excelente texto escreveste. Grandes verdades dizes e tal como eu, a mulher não deve ser só lembrada um dia mas sim, sempre.
A mulher tem de deixar de ser e ter a imagem que sempre teve, a mulher, hoje, passa a ter a igualdade a favor dela porque ela tem extremas capacidades. Parabéns.
Concordo que fragilidade é uma palavra que a mulher não deve valorizar. Sim...sensibilidade, essa a mulher é superior.

Bjs

isabel disse...

gostei muito do texto!

beijo. não especial. como o que deixo todos os dias, então :)

Teresa Durães disse...

letras tão pequenas não leio mas deixo-te um beijo normalíssimo porque dia da mulher é todos os dias

Gi disse...

Não comemoro, não celebro mas lembro. SEMPRE. Mais importante do que a efeméride é bom que as pessoas não esqueçam que por esse mundo fora ainda há mulheres cujo único ensejo é serem tratadas como gente. Fome, guerra, violência física como a castração dos genitais, violência doméstica, violações , são mulheres . Não podem ser esquecidas . Que se assinale o dia, que ele sirva de reflexão . Como mulher tenho orgulho de o ser, sou a metade do TODO.

Um beijo para ti . Talvez nos tenhamos cruzado ao olhar as estrelas

Teresa Durães disse...

agora que consegui ler o texto eheheheh digo-te que estou 100% de acordo

(ufa! nem fiquei com a vista cansada)