quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Reflectir...

Certamente muitos, já conhecem esta história, mas hoje em dia, nunca é demais pensar e reflectir no seu significado...

Há muito muito tempo, reuniram-se todos os Sentimentos e Qualidades do Homem num lugar longínquo da Terra.

Quando o Aborrecimento reclamava pela terceira vez, a Loucura, como sempre tão louca, propôs:

- Vamos brincar às escondidas?

- A Intriga levantou a sobrancelha intrigada, e a Curiosidade, sem se poder conter, perguntou:

- Escondidas? O que é isso?

- É um jogo, explicou a Loucura, em que eu fecho os olhos e começo a contar até 100, enquanto vocês se escondem, e quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará o meu lugar para continuar o jogo.

O Entusiasmo dançou, seguido da Euforia. A Alegria deu tantos saltos de contente que acabou por convencer a Dúvida, indecisa como sempre, e até mesmo a Apatia, que nunca se interessava por nada. Mas nem todos quiseram participar. A Verdade preferiu não se esconder... para quê? Se no final todos a encontravam? A Cobardia preferiu não arriscar.

- Um, dois, três, quatro... - começou a contar a Loucura.

A primeira a esconder-se foi a Pressa, que, como sempre, caiu atrás da primeira pedra do caminho. A Inveja escondeu-se atrás da sombra do Triunfo, que, com o seu próprio esforço, tinha conseguido subir para a copa da árvore mais alta. A Generosidade, quase não se escondia, pois cada lugar que encontrava parecia maravilhoso para os seus amigos. O Egoísmo, pelo contrário, encontrou um lugar muito bom desde o início. Ventilado e cómodo, mas só para ele. A Mentira escondeu-se no fundo do oceano (mentira, na verdade, escondeu-se atrás do arco-íris!) e a Paixão e o Desejo, no centro dos vulcões. O Esquecimento não encontrou lugar algum, pois entretanto esqueceu-se que estava a brincar às escondidas.

Quando a Loucura estava lá pelos 99, o Amor ainda não tinha encontrado um lugar para se esconder, pois já estavam todos ocupados, até que, finalmente, encontrou uma roseira e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre as suas flores.

CEM, contou a Loucura e começou a sua busca. A primeira a aparecer foi a Pressa, apenas a três passos de uma pedra. O Egoísmo, nem foi preciso procurá-lo. Ele sozinho saiu disparado do seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas. De tanto caminhar, a Loucura sentiu sede e, ao aproximar-se de um lago, descobriu a Beleza. A Dúvida foi mais fácil ainda, pois estava sentada numa cerca sem decidir de que lado se esconder. E assim foi encontrando todos. O Talento entre a erva fresca, a Angústia, numa cova funda, a Mentira atrás do arco-íris. Apenas o Amor não aparecia em lugar nenhum... A Loucura procurou atrás de cada árvore, em baixo de cada rocha e até em cima das montanhas. Quando estava prestes a desistir, encontrou um roseiral e começou a mover os ramos, quando, no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito. Os espinhos tinham ferido o Amor nos olhos. A Loucura não sabia o que fazer para se desculpar. Chorou, chorou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia.

Desde então, desde que pela primeira vez se brincou às escondidas na Terra, se descobriu que....

... O Amor é cego e a Loucura está sempre com ele...

4 comentários:

butterfly disse...

Eu não conhecia a história. Achei piada.

Sobre a conclusão, prefiro não dar opinião ( o que em mim quer dizer que aceito ma não concordo)- :)
Bj

Xana disse...

"Os espinhos tinham ferido o Amor nos olhos. A Loucura não sabia o que fazer para se desculpar. Chorou, chorou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia."

... O Amor é cego e a Loucura está sempre com ele...

Pelos "atalhos" da vida... aceito e concordo. :)

Obrigada pela passagem.

beijo

carpe diem disse...

Excelente história ;)

beijo...

Xana disse...

M,sem duvida, conheço á um tempo e achei que merecia ser recordada ou apresentada!

E...hoje em dia, nunca é demais pensar e reflectir no seu significado...

;)
Beijo meu